segunda-feira, maio 13, 2013

MOLHO DE TOMATE CASEIRO


Essa receita que vou postar pra vocês agora é o melhor molho que eu já fiz, receita fácil, rápida e rende bastante....e olhem as dicas no final da receita, vamos lá!!!


Ingredientes:





2 kilos de tomate tipo italiano
2 cebolas grandes
5 dentes de alho inteiros
3 dentes de alho picados
1 talo pequeno de alho poró
1/3 de cenoura
1/2 talo de salsão
folhas de manjericão á gosto
1 colher de café de açucar
azeite e sal a gosto

Modo de Preparo:

Em uma panela de pressão coloque todos os ingredientes picados grosseiramente exceto os 3 dentes de alho picados, o azeite, sal e o açúcar. O tomate eu corto ao meio e tiro as sementes para não formar muita água. Isso faz diferença na hora de apurar o molho, é muito mais rápido, e o molho fica bem espesso. Não precisa colocar água na panela, a cebola já solta água o suficiente.

Assim que pegar a pressão conte 10 minutos e desligue o fogo. Coe com uma peneira grande e não despreze a água que se formou na panela, você vai precisar usá-la. Bata tudo no liquidificador e passe pela peneira. 

Em uma panela com tampa coloque azeite os 3 dentes de alho picados e refogue rapidamente. Acrescente o molho, você vai perceber que ele está bem espesso, essa é a hora de usar a água do cozimento, a quantidade da água vai depender da espessura que ficou o seu molho, isso varia muito devido a qualidade do tomate. Coloque o sal e o açúcar, mais algumas folhinhas de manjericão se quiser e é só deixar apurar, está pronto para usar. Ele rende em torno de 1 litro a 1,2 litros. 

Para guardar na geladeira para que tenha uma validade maior coloque em um vidro esterelizado e quente, tampe. Com o calor do vidro irá formar pressão na tampa. Gostaram da dica!!!

Beijus da Chris


Nenhum comentário:

Postar um comentário