sábado, julho 06, 2013

UTENSÍLIOS BÁSICOS NA COZINHA


Assim como não pode faltar travesseiros e lençóis no dormitório, toalhas e lixeira no banheiro e almofadas na sala, alguns utensílios são indispensáveis na cozinha. Para quem quer praticidade na hora de preparar os alimentos e de fazer as refeições, é preciso montar uma listinha básica 
Um cozinheiro bem preparado tem sempre à mão utensílios e ingredientes que vão lhe render pratos saborosos, até quando for pego de surpresa. Principalmente nessas ocasiões, também pode ajudar se você tiver algumas receitas deliciosas e rápidas já testadas. Afinal, cozinhar é uma questão de prática.
Elaborei aqui um manual básico de utensílios que não podem de jeito nenhum faltar no seu dia a dia , especialmente para quem está começando a se descobrir na cozinha.


Para preparar ou guardar alimentos

1)      Conjunto de Panelas: Seja de inox, alumínio ou antiaderente, é fundamental ter um conjunto básico, com pelo menos: duas panelas com cabo e tampa – tamanhos médio e pequeno, uma panela grande com tampa, uma leiteira e duas frigideiras – uma grande ou média e outra pequena. Para quem mora no Nordeste, não pode faltar também a cuscuzeira.




2)      Panela de Pressão: Alguns conjuntos de panela já possuem uma panela de pressão, mas outros não. O alimento fica pronto muito mais rápido quando é cozido na pressão. Além disso, hoje em dia podemos encontrar modelos com travas bem mais seguras. É importante ter uma em casa.






3)      Assadeiras: É bom ter pelo menos duas assadeiras retangulares, nos tamanhos grande e médio, para tortas ou lasanhas, uma redonda para bolos, tamanho médio (com furo no meio – pois também serve para pudim) e outra para pizzas.





Para Pudins




Para Pães


De fundo removível




Para Pizzas


Outras opções boas e práticas para se ter na cozinha são as formas de silicone, elas são mais caras, porém são práticas para limpar e guardar, podem ser dobradas e não ocupam tanto espaço.






4)      Conjunto de facas: Um kit básico deve conter – Faca do Chef (aquela maior, também conhecida como “facão de cozinha”), Faca para pão (é grande e a lâmina de corte é em formato de serrinha); Faca de legumes (ela é um pouco menor e possui a ponta bem afiada, tem o formato semelhante ao de um canivete).




5)      Tábua de Carne e Legumes: Este é um utensílio muito utilizado no dia a dia. A tábua pode ser de vidro, madeira ou plástico. É recomendado que não se use a de madeira, pois ela tem mais chances de causar contaminação devido à dificuldade de higienizá-la completamente. A tábua de plástico pode ser a melhor escolha.






6)      Vasilhas de plástico ou vidro: Elas servem para armazenar carnes temperadas no congelador, para guardar sobras de alimentos na geladeira ou mesmo para armazenar cereais no armário. As que são específicas para micro-ondas podem ser ainda mais práticas, pois vão da geladeira direto para o aquecimento.








7)      Colher de Pau, Bambu ou Plástico: Para mexer os alimentos durante o cozimento, o ideal é usar esse tipo de colher, para que não danifique a panela (se for antiaderente), nem solte resquícios de alumínio no alimento. Assim como a tábua de madeira, não é aconselhável o uso de colher de pau (madeira), por causa do riscos de contaminação. Para substituí-la, opte pela de bambu (que possui propriedades auto desinfetantes) ou a de plástico que é fácil de higienizar.






8)      Espremedor de alho: Como o próprio nome já diz, esse utensílio é fundamental no preparo de molhos e temperos, pois deixa o alho em pedaços miudinhos. Além disso, os espremedores de alho mais populares possuem também um cantinho para remover caroço de azeitonas. Muito prático e útil.





9)      Ralador: Geralmente o ralador possui quatro lados, com lâminas de diferentes formatos. Serve para ralar queijos e verduras, e também para cortar batatas em fatias bem finas




10)  Peneira / Coador: Servem para afinar os alimentos sólidos ao passar por ela, como farinha ou goma, ou para remover grãos ou pedaços de alimentos dos líquidos, como por exemplo, os pedaços de maracujá que ficam no suco após ser processado.





11)      Espremedor e amassador de batatas: esse não pode faltar, é indispensável para fazer purês e espremer sem deixar pedaçinhos.





Bom gente por enquanto é só, esses são os utensílios indispensáveis mesmo!!! Em outros posts vou trazer pra vocês outros utensílios modernos e interessantes de se ter, que apesar de não ser indispensável facilita e muito o dia a dia na cozinha!!! Espero que seja útil pra vocês!!!

Beijus da Chris
























2 comentários:

  1. Oi Chris meu nome é Tamires muito bom seu blog está de Parabéns!!! Muito útil seu post bjo...

    ResponderExcluir
  2. Dears Todas as especiarias que os compradores ou fabricação estamos informar a todos que somos fornecedores grandes especiarias da Índia. Nossos especiarias como açafrão, semente de coentro, cardamomo, especiarias quentes, Chlorophytum Borivilianum, Sapindus, arroz, óleo de farelo de arroz, açafrão, sementes de carambola, papel preto, pimentões vermelhos. Se você precisar de Indian Spices então CLICK HERE

    ResponderExcluir